Sobre Fotografias de momentos que você não quer esquecer

Nossas raízes

Paula e Malu

Eu sou a Paula, mãe da Malu. Antes, eu era a Paula, que fotografava pessoas famosas para jornais e revistas. Encarava com a minha câmera artistas que admirava, conhecia novos lugares enquanto descobria histórias surpreendentes, e corria de um lado para outro para dar conta de todas as matérias.

Agora, sou a Paula, mãe da Malu. E a minha vida mudou completamente.

Continuo correndo de um lado para o outro para dar conta de todos os trabalhos entre uma brincadeira, um mamázinho e uma criança que quer colo ou sai correndo por aí. E um sentimento ainda mais forte surgiu aqui dentro. Minha fotografia agora é outra. O Raízes Fotografia já existe há sete anos, muito antes dessa pequena pensar em chegar por aqui, mas parece que agora faz ainda mais sentido. Sou mulher, mãe e fotógrafa. Me emociono vendo uma grávida com os olhos brilhando, me vejo naquela mãe amamentando, me arrepio com o carinho do bebê com a avó, respiro fundo quando um pequeno chora e controlo a vontade de pegar no colo e acalentar. E sinto que isso tem transbordado cada vez mais nas minhas fotografias.

Eu acredito que a fotografia tem um poder enorme, não apenas de registrar momentos, mas principalmente de guardar lembranças. Minha Malu só tem três anos e minha memória já é povoada por momentos inesquecíveis que, ainda bem, eu consegui fotografar. E quero fazer isso pela sua família. Pela história das suas raízes.

Sabe aquele sorriso que sua cria dá e que você pensa "aaah, queria congelar esse momento pra não esquecer nunca mais!"?

Então! Eu digo que sou a fotógrafa daqueles momentos que você não quer esquecer. Faço fotos espontâneas da nossa vida real, do perrengue dos dias comuns e das maravilhas da maternagem. São as imagens que ficam, são as fotos que lá na frente vão contar a história da infância dos seus filhos e a história da sua família.

Como você guarda as suas memórias?

Vou amar contar a história das suas raízes!